quarta-feira, 9 de maio de 2007

Curtas paraibanos



No período da tarde pude assistir a sessão de vídeos paraibanos do prêmio Cineport / Saelpa. No dia, apenas duas apresentações: O Bolo de Taciano Valério (Campina Grande) e Um Fazedor de Filmes de Arthur Lins e Ely Marques.

O Bolo é uma ficção de 17 minutos que tem como foco a história de Mirela, uma menina que espera que seu pai, um cordelista, traga para casa ao fim do dia um bolo.

Taciano Valério é o realizador campinense que teve destaque em 2005/2006 com seu documentário O Buraco, sobre um velho que tem memórias delirantes sobre sua participação na 2ª Guerra Mundial. O diretor demonstrou em seu documentário que tinha potencial para desenvolver um bom trabalho futuro. Porém, não é o que acontece em O Bolo. O curta é mal trabalhado, especialmente no roteiro. Pareceu muito forçada a idéia de um artista não poder levar um bolo para casa por não valorizarem seu trabalho. Apesar de ser uma realidade, existem muitas implicações que poderiam gerar diversas situações que não são exploradas no filme. A carga dramática que se pretendia à visão da menina Mirela fica deficiente até pelo uso da animação mal feita (afinal, quem tem feito essas animações em Campina? Manoel Monteiro tem dessas e não dá pra entender por que fazem essas escolhas). Por fim, aplausos frios e tímidos. Um filme que poderia dar muito mais, ficou devendo.


É tudo encanto

(sou entusiasta deste documentário do meu amigo Arthur Lins. Assistindo-o pela segunda vez, apenas tive a certeza de que deveria publicar o texto que escrevi na ocasião do seu lançamento em novembro do ano passado).


Um Fazedor de Filmes é um filme sobre encanto. Sobre três tipos de encanto que regem três tipos de relação com o cinema (ou vídeo, como queiram). O encanto de um cineasta amador que, um dia, descobriu na sétima arte um sentido para algo que ele buscava percebendo ou sem perceber. Ivanildo queria ser ator e descobriu que fazendo filmes poderia ser um. Sendo o diretor, podia sim incluir-se como um dos participantes do elenco. E assim o fez, juntando amigos que pareciam gostar da brincadeira de filmar histórias interessantes. Tudo encanto por esse mundo de interpretar frente a uma caixa com lentes que poderiam fazer deles novas pessoas e da cidade de Soledade, novo mundo. Encanto pela idéia desse enredo ser apresentado em telão na praça pública para todos da cidade.

Há um outro encanto. O de quem tem o olhar em busca de grandes achados, mesmo que estes, por muitos, não sejam considerados grande coisa. O encanto de quem está atrás da beleza de um depoimento que vem naturalmente. A beleza de uma descoberta que traz novo fôlego a essas buscas. Arthur Lins e Ely Marques acham Ivanildo e seus colegas e ali firmam relação que, por certo, não se resume a de entrevistado e entrevistador. Parece, pelo o modo de filmar dos diretores, pelo o modo de colher esses depoimentos, que não há necessidade de um espectador. Que a conversa não está para um possível grupo de pessoas que um dia talvez assistiriam numa sala escura tudo aquilo que fora captado. Arthur e Ely são os primeiros espectadores do filme. Por isso, suas intervenções - perguntando e acrescentando-se às falas de alguns dos entrevistados -, não parecem ser de um diretor de documentário perguntando para seu "objeto de estudo/apresentação ao mundo". Mas, parece sim, o que nós gostaríamos de perguntar a Ivanildo se tivéssemos o descoberto.

Mas há espectadores. Aí entra o terceiro encanto. Como Ivanildo, muitos sonham em fazer filmes. Mesmo que por brincadeira ou, realmente, levando a sério. Os sites de relacionamento através de divulgação de material audiovisual estão aí para comprovar. Todos querem filmar e mostrar. Contar histórias através da força simbólica da imagem. Há espectadores e esses querem ser fazedores de filmes. Sejam estes, filmes que descobrem ivanildos ou filmes que atraem outros arthurs e elys. A riqueza de Um Fazedor de Filmes está no encontro dos três encantos que o rondam. Os encontros são o clímax da metalinguagem que atravessa todos os relatos. A história de Ivanildo não poderia ser contada num livro ou no rádio com a mesma riqueza. Pura metalinguagem. Puro cinema.

Nenhum comentário: